Métodos Geoelétricos
A investigação geofísica através de métodos geoelétricos (inclui-se nestes métodos, os elétricos e eletromagnéticos), envolve a detecção, na superfície de terrenos, dos efeitos produzidos pelo fluxo de corrente elétrica em subsuperfície. Os métodos geoelétricos são amplamente empregados para:
Determinação da posição e geometria do topo rochoso;
Caracterização de estratos sedimentares;
Identificação de zonas de falhas, zonas alteradas e/ou fraturadas, contatos litológicos, cavidades e diques;
Caracterização de materiais impermeáveis e permeáveis, o que permite delimitar zonas potenciais de contaminação;
Localização de corpos condutores (sulfetos maciços, grafita, águas termais, etc) e corpos resistentes (carvão, domos salinos, etc);
Identificação do N.A;
Identificação da direção e sentido do fluxo dos fluidos subsuperficiais.
Eletrorresistividade
Dentre as principais propriedades elétricas utilizadas na investigação geoelétrica destaca-se a eletrorresistividade ou resistividade elétrica, que diz respeito à dificuldade encontrada pela corrente elétrica para se propagar num meio qualquer. Nas rochas, os mecanismos de propagação de corrente elétrica podem ser eletrônicos ou iônicos. O primeiro é devido ao transporte de elétrons na matriz da rocha, governado pelo modo de agregação dos minerais e do grau de impurezas; o segundo refere-se ao deslocamento de íons existentes na água contida nos poros e fissuras das rochas.
TÉCNICA SONDAGEM ELÉTRICA VERTICAL
A Sondagem Elétrica Vertical é uma técnica utilizada principalmente no estudo de interfaces horizontais, onde todo o arranjo de eletrodos é expandido ao redor de um ponto fixo central. Mede a variação vertical da resistividade elétrica em sub-superfície. Quanto maior o espaçamento dos eletrodos, maior a profundidade de investigação.
PRINCÍPIO DO MÉTODO DE SONDAGEM ELÉTRICA VERTICAL
A resistência a passagem da corrente elétrica através dos solos e das rochas varia:
• com o