Métodos de pesquisa
Justificativa:
2 – ( ) Nos estudos transversais, a amostra deve ser composta apenas por indivíduos doentes, pois se trata de um método que estuda a prevalência das doenças.
Justificativa:
3 – ( ) O estudo observacional é a melhor opção metodológica, se o pesquisador pretende verificar o efeito de uma nova droga no tratamento da Doença de Chagas.
Justificativa:
4 – ( ) O estudo observacional é a melhor opção metodológica para verificar se o hábito de fumar está relacionado com o baixo peso de bebê ao nascer.
Justificativa:
5 – ( ) Os estudos observacionais são métodos de investigação que têm como uma das funções principais estabelecer os fatores que predispõem às doenças.
Justificativa:
6 - ( ) Para levantar dados sobre o conhecimento e o interesse de fisioterapeutas da cidade de São Paulo sobre as últimas novidades tecnológicas da profissão, um pesquisador escolheu, para compor a amostra, fisioterapeutas ligados a uma universidade (professores, alunos e pós-graduandos). Pode–se dizer que nesse caso, a amostra escolhida levará a um erro de delineamento.
Justificativa:
7 – ( ) Para saber se o risco de doença periodontal é maior na presença de tabagismo ou de estresse foi examinado um grupo de policiais militares e os dados coletados por um questionário auto-aplicado. A taxa de resposta do questionário sobre hábitos de fumar foi muito superior à taxa de resposta do questionário sobre o estresse, porque nesse último item haviam questões relacionadas à sexualidade. Nesse caso, estamos diante de um exemplo de erro de resposta.
Justificativa:
8 – ( ) Os