Métodos de pesquisa
Pesquisa exploratória tem como objetivo aumentar a intimidade do pesquisador com o problema de pesquisa no intuito de torná-lo mais claro ou auxiliar na construção das hipóteses. Gil (2002) comenta que estas pesquisas procuram principalmente aprimorar ideias ou revelar aquilo que estava apenas intuído. Dessa forma, a pesquisa exploratória demanda um planejamento flexível que “possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado” (GIL, 2002, p. 41). Exemplos de pesquisas exploratórias segundo Gil (GIL, 2002): levantamentos bibliográficos; entrevistas com pessoas envolvidas com os problemas estudados; compreensão do fenômeno a partir da análise de exemplos.
Pesquisas descritivas
Este tipo de pesquisa procura descrever as características de determinada população ou fenômeno e/ou estabelecer relações entre as variáveis estudadas. Um dos traços marcantes da pesquisa descritiva é a utilização de “técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática” (GIL, 2002, p. 42).
Há algumas formas de investigação que são marcadamente descritivas (GIL, 2002): aquelas que procuram determinar as características de um grupo (idade, sexo, procedência, nível de escolaridade etc.); De fato, pesquisas descritivas são comparações, e para a análise qualificativa de algum ambiente ou gestão.
Pesquisas explicativas
A pesquisa explicativa tem como objetivo, aprofundar o conhecimento da realidade na medida em que buscam a compreensão dos fatores que contribuem ou determinam a ocorrência dos fenômenos (GIL, 2002). Em outros termos, é o tipo mais complexo e delicado de pesquisa. Gil (2002) afirma que o conhecimento científico está fundamentado nos resultados investigativos promovidos pela pesquisa explicativa.
Pesquisa bibliográfica
Pesquisa bibliográfica é aquela desenvolvida a partir de materiais já elaborados e publicados principalmente em livros, dissertações, teses, artigos