Métodos de Perfuração
Método Percussivo
Ele é executado através de uma máquina perfuratriz percussora, consiste essencialmente deum guincho de 3 tambores, com carretel principal, carretel do revestimento, carretel da caçamba; balancim para o cabo; eixo principal; torre telescópica e unidade motriz. Todo esse equipamento é montado sobre um chassi feito de aço e soldado eletricamente. Os acessórios consistem de porta-cabo, percussores, hastes, trépano e cabos, além de ferramentas utilitárias diversas.
Este método fundamenta-se em se erguer e deixar cair em queda livre intercaladamente, um pesado grupo de ferramentas (porta-cabo, percussores, haste e trépano), que está suspenso por um cabo montado num tambor. O cabo é acionado por meio de um balancim de curso regulável. Ao cair em queda livre, o trépano rompe o material rochoso, triturando-o, concomitantemente gira sobre o seu próprio eixo, proporcionando um furo circular. O material solto, conhecido como fragmentos da perfuração é retirado do furo por meio de uma caçamba, necessitando para isto colocar água no furo enquanto o poço não estiver produzindo.
Método Rotativo
Ele é executado através de uma máquina perfuratriz rotativa que é normalmente equipada com todos ou com uma combinação dos seguintes componentes: motorização (um motor a explosão ou um motor elétrico); sistema de transmissão de potência (sistemas mecânicos, hidráulicos, pneumáticos ou elétricos); mecanismo rotativo (mesa rotativa ou fixa, cabeçote fixo ou móvel mecânico, ou motores de acionamento hidráulico ou pneumático ou elétrico); mastro ou torre; hastes; sistema de circulação de fluido (linhas de transmissão com um compressor de ar ou uma bomba de lama, ou ambos); chassi; equipamento de pull-down (sistemas de cilindros hidráulicos e prendedores, correntes acionadas hidráulicas, pneumática ou eletricamente, cabo ou pinhão e cremalheira); equipamento de levantamento; equipamento de manuseio da haste de