Métodos de estudo
A Gestão do tempo de estudo
O tempo é um dos factores principais a ter em conta na organização do estudo. A sua utilização adequada contribui eficazmente para o sucesso académico. Contudo, existe uma enorme dificuldade em compatibilizar a actividade de estudante com actividades tão diversas como: desporto, hobbies, relações interpessoais, trabalho em part-time, entre outras, que assumem uma grande importância para o nosso equilíbrio pessoal e sentimento de realização.
Existe a crença comum que sob pressão é que melhor se trabalha, mas isto apenas leva a adiamentos sucessivos da tarefa, sem nos preocuparmos com o que entretanto fizemos ao tempo. Esta atitude deriva, muitas das vezes, do que acontecia no Ensino Secundário. Só que agora, no Ensino Superior a matéria é mais extensa e os momentos de avaliação são pré-definidos, resultando frequentemente este tipo de pensamento: “..Falta muito tempo para o exame e até lá ainda recupero...”. As situações de estudo sob pressão apenas levam a um estado excessivo de fadiga, confusões, receios, dificuldades de concentração e retenção.
Para combater o estudo intensivo e sob pressão nas vésperas aconselha-se o planeamento das actividades de estudo e a elaboração de um horário. O planeamento adequado das actividades permite alcançar metas traçadas em menos tempo do que aquele que é fixado inicialmente.
O local de estudo
Um dos factores que afectam a falta de atenção e concentração no estudo é o ambiente de trabalho.
O ideal é que exista um local destinado apenas ao estudo. Mas em muitos casos, isso não é possível. Deve então partir-se das