Métodos de Custeio
CENTRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Trabalho da disciplina de Análise técnica e econômica na indústria química, administrada pela professora Ana Paula de Oliveira, referente aos métodos de custeio: custeio por absorção, direto e baseado em atividades, apresentado pela acadêmica Fernanda Rengel dos Passos.
Toledo, 2012
Método da absorção
Este método consiste na apropriação de todos os custos, causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos. As principais características do custeio por absorção:
Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos.
Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços.
É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de análise de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.
Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.
Custeio direto ou variável
O custeio direto considera apenas os custos variáveis de apropriação direta, como custo do produto ou serviço. Este sistema só agrega os custos variáveis aos produtos, considerando os custos fixos como despesas.
Algumas das vantagens deste método são:
Destaca o custo fixo, que independe do processo fabril Fornece o ponto de equilíbrio Enfoque Gerencial Identifica o número de unidades que a empresa necessita produzir e comercializar para saldar seus compromissos de caixa. Os dados necessários para análise da relação custo/lucro/volume são rapidamente obtidos. É totalmente integrado com o custo