MÉTODOS DE ALOCAÇÃO RECÍPROCO - CONTABILIDADE GERENCIAL
Introdução
O objetivo deste trabalho é mostrar o que é o método recíproco de alocação de custos, suas vantagens e como ele pode ser operacionalizado com a utilização de microcomputadores.
A Contabilidade de Custos
Os custos são apurados por centro de custo, que é apenas uma unidade contábil para a qual se acumulam custos (Martins, 1987).
Existem dois tipos de centros de custos:
• Centros de Custos de Produção, através dos quais passam os produtos. São unidades responsáveis pela produção dos bens normalmente destinados à venda. Podem ser denominados, também, Centros de Custos Fim;
• Centros de Custos de Serviços, que incorrem em custos mas não trabalham diretamente o produto. São responsáveis pela prestação de serviços aos demais centros de custos. Como tal, eles providenciam assistência aos centros de Custos Produtivos e aos outros centros de Custos de Serviços. Por exemplo: Manutenção, Almoxarifado, Contabilidade, Compras e outros. Esses centros de custos não participam, diretamente, nos processos de fabricação e seus custos são alocados aos centros de custos produtivos através de métodos, desde os mais simples aos mais sofisticados.
Essa alocação de custos é realizada quando o objetivo é estabelecer o custo dos produtos. Para esse efeito, numa primeira fase, os custos são alocados aos centros de custos de serviços entre si e também aos de produção. Numa segunda fase, todos os custos dos centros de serviços são eliminados pela distribuição aos centros produtivos. Finalmente, os custos acumulados nos centros produtivos são alocados aos produtos.
Uma preocupação que envolve os responsáveis pela atribuição dos custos aos produtos finais está na alocação dos custos diretos dos departamentos de serviços entre si e aos departamentos produtivos.
Estabelecem-se critérios de rateio dos custos diretos desses departamentos de serviços entre si e aos departamentos produtivos, que envolverão uma subjetividade possível de