Métodos Contracptivos
BIANCA DA SILVA RODRIGUES
JHONY MACEDO DO PRADO
KARINE MACEDO DE LIMA
LARISSA CRISTINA OLIVEIRA
LUIZ ROBERTO OLIVEIRA DA SILVA
MARLON TIMÓTEO MOREIRA
WALTER VIEIRA DA PAZ
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
SANTANA DE PARNAÍBA
2013
RESUMO
Entre os métodos contraceptivos estão disponíveis os hormonais, os de barreira, os intra-uterinos, os naturais e o cirúrgico.
Os hormonais são os mais procurados por mulheres saudáveis, pois podem ocasionar alguns efeitos colaterais; os de barreira são momentâneos e os únicos que previnem contra DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS; os intra-uterinos, normalmente, são utilizados por mulheres com prole já constituída e que não querem usar um tipo de curto prazo; o cirúrgico é para pacientes que já tiveram filhos e têm absoluta certeza de que não querem outros; e os naturais exigem disciplina e ciclos menstruais regulares.
Antes de escolher um método a mulher precisa levar em consideração suas características pessoais e sociais e fazer visitas regulares ao ginecologista. Essa é a única maneira segura de encontrar um método que atenda as suas necessidades e não afete a saúde. Todos eles são válidos, cada um com suas vantagens e desvantagens.
Palavras-chave: métodos contraceptivos; efeitos colaterais; intra-uterinos; barreira; hormonais; naturais; cirúrgico; DST; AIDS.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo abordar os tipos de métodos contraceptivos, modo de utilização, mecanismos de ação, as vantagens e desvantagens e a eficácia dos mesmos. A escolha de um método contraceptivo eficaz e de confiança deve ser feita de acordo com as necessidades de um casal, que podem variar ao longo da vida, é necessário a orientação de um profissional, resguardando riscos de gravidezes indesejadas e doenças sexualmente transmissíveis, sendo cada caso, um caso singular.
MÉTODOS DE BARREIRA
Métodos de Barreira Mecânicos