Métodos contraceptivos.
Métodos Contraceptivos
Campina Grande do Sul
Métodos Contraceptivos
Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de
Saúde da Mulher do curso de Técnico em Enfermagem Profª Rose.
Campina Grande do Sul
2013
Introdução
A contracepção por parte das mulheres já vem de vários séculos, onde escapavam constantemente da gravidez praticando a contracepção por conta própria. Tradicionalmente e até os dias de hoje algumas delas costumam encarar esse assunto com mais responsabilidade, mantendo um controle eficaz da concepção, permitindo assim, sua emancipação e participação no mercado de trabalho. Entretanto, a influência exercida pelos homens sobre as respectivas companheiras, ainda é notória na sociedade brasileira, principalmente em algumas comunidades do interior do país, onde as mulheres continuam dependentes, cultural e economicamente, de seus companheiros.
Métodos Contraceptivos
Atualmente os métodos anticoncepcionais disponíveis cresceram tanto em número quanto em segurança e são usados por 70% da população brasileira, sendo comparável aos países desenvolvidos.
Podem ser classificados em métodos naturais, métodos de barreira, métodos hormonais, dispositivos intra-uterinos medicados e não medicado e esterilização feminina e masculina, onde no Brasil os mais utilizados pelas mulheres são a esterilização e os métodos anticoncepcionais orais. Em qualquer sociedade para entender as preocupações das mulheres, é preciso considerar suas vidas usando noções expandidas de tempo, tanto individual quanto coletivo, pois estas preocupações podem mudar e os métodos que estas utilizam para evitar uma gravidez também. Em um estudo realizado por Espejo e colaboradores quanto à adequação do conhecimento acerca dos métodos em geral, observou-se que muitas entrevistadas diziam conhecer vários métodos contraceptivos, mas poucos sabiam sobre os mesmos, ou revelaram conceitos errôneos acerca deles.