Métodos Contraceptivos
Angelo Augusto Meneguim.
1ª série D – EM.
Numero: 04.
Biologia.
Prof. Vilson.
Camisinha masculina e feminina:
Há dois tipos de camisinha: masculina e feminina. A camisinha masculina é um envoltório geralmente de látex que recobre o pênis, retendo o esperma durante o ato sexual. Já a camisinha feminina é um tubo de poliuretano com uma extremidade fechada e a outra aberta, acoplado a dois anéis flexíveis.
Hormonal
Pílula oral:
Utilização:
3 semanas de 1 comprimido diário, 1 semana de descanso sem terapêutica
Injetável:
Utilização:
Injecção de hormonas sexuais femininas, com duração de eficácia contraceptiva de três meses.
Adesivo:
Utilização:
1 por semana durante 3 semanas. Deve ser colocado na face externa e superior do braço ou aplicado acima da linha dos pêlos púbicos
Anel vaginal:
Utilização:
Anel flexível contendo uma baixa dosagem hormonal que a própria mulher aplica na vagina só uma vez por mês e retira ao fim de três semanas.
Implante:
Utilização:
Bastonete de plástico com 4 cm de comprimento por 2 mm de diâmetro que é colocado na face interna do braço, por baixo da pele, assegurando uma eficácia contraceptiva durante três anos. A sua colocação exige o recurso a anestesia local e é aplicado, pelo médico, através duma agulha.
Tabelinha
Muco
Com este método, a mulher tenta prever o período fértil por meio da análise do muco proveniente do colo uterino. Logo depois da menstruação, existe um período em que a vagina permanece muito ressecada, e o muco vai aumentando aos poucos e vai se tornando mais escorregadio e elástico (a mulher consegue fazer um "fio" com o muco, abrindo os dedos). Ele fica mais elástico na época da ovulação. Assim, o casal deve fazer abstinência desde o período em que existe pouco muco até três dias depois da data de maior elasticidade.
Temperatura
Baseia-se no fato de que após a