MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Os seres Humanos realizam o ato sexual não só para se reproduzir, mas também para expressar emoções e ter prazer. Dessa forma, nem sempre a gravidez é desejável e, por isso, é importante utilizar métodos para evitá-la. Esses métodos são chamados contraceptivos ou anticonceptivos. Há vários métodos contraceptivos, cada um com suas vantagen e desvantagens. É importante ressaltar que nenhum método é 100% eficaz e que , muitas vezes a gravidez ocorre em decorrência do uso inadequado do método contraceptivo escolhido. Por isso é importante saber usar o método antes de ter relações sexuais. A escolha do método mais adequado depende muito das características de casa pessoa, porém, é importante estar seguro e bem orientado quanto á escolha e o uso do método antes da relaçã sexual. Os métodos contraceptivos mais comuns são : preservativo, diafragma, dispositivo intruteriano (DIU) , pílula anticoncepcional, laqueadura e vasectomia .
Preservativos
Os preservativos, conhecidos popularmente com ocamisinha, são estruturas elásticas que recobren o pênis ou a vagina durante o ato sexual . Dessa forma o sêmem é impedido de entrar no interior da vagina , pois a camisinha funciona como uma barreira. Portanto, como os espermatozoides não entram no interior so sistema reprodutor feminino, a fecundação não ocorre. Além de previnir a Gravidez, os preservativos também auxiliam na proteção cntra doenças que podem ser transmitidas durante o ato sexual, como a Aids e a sífilis. Essa proteção ocorre porque não há contato direto entro pênis e a vagina. Atualmente há preservativos e masculinos .
*Preservativo masculino
O preservativo masculino é um dos métodos mais utilizados, porque ele é relativamente barato, não necessita de orientação médica específica, não tem contraindicação e serve como proteção contra doenças transmitidas durante o ato sexual. Além disso, o Ministério da Saúde distribui preservativos gratuitamente para a