Métodos contraceptivos
CONTRACEPTIVOS
INJETÁVEIS
O anticoncepcional injetável é uma injeção de hormônios que pode ser aplicado de forma mensal ou trimestral, agindo no organismo da mesma forma que as pílulas.
Como funcionam?
- Impedem a ovulação, alterando a composição do muco cervical que se torna mais espesso, o que impede a passagem dos espermatozoides.
- As injeções mensais são compostas por dois hormônios, estrogênio e progesterona. - Já as injeções trimestrais tem a vantagem de conter somente progesterona. Os hormônios injetados são absorvidos lentamente pela corrente sanguínea e sua eficácia é quase que imediata, uma das vantagens é que o anticoncepcional injetável é um excelente método contraceptivo para aquelas que se esquecem de tomar diariamente a pílula.
VANTAGENS
- Indicado para mulheres que fazem ou precisam fazer uso de outro medicamento
- Que tenham intolerância as pílulas orais
- Não interferem no prazer sexual
- Ajudam a diminuir a intensidade das cólicas menstruais
- Previnem várias doenças como o câncer de endométrio, no ovário, doenças mamárias, cistos e miomas uterinos e doenças inflamatórias pélvicas
- Combate à anemia, pois seu uso estimula a formação de glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia.
DESVANTAGENS
Alguns efeitos colaterais como:
- Alterações no ciclo menstruais que pode variar desde ao excesso de sangramento a completa amenorreia
- Dor de cabeça, dores nos seios e também nas pernas
- Retenção de líquidos
- Incerteza quanto à fertilidade, pois ao interromper o uso do anticoncepcional injetável a mulher só voltará a ser fértil após 06 meses ou um ano.
- Aumenta os riscos de doenças cardiovasculares em mulheres fumantes e deve ser evitado por mulheres que estejam amamentando. - Não protege contra DST’s
ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL ENGORDA?
Essa é uma dúvida bastante comum a respeito do assunto, mas cientificamente não há nada comprovado de que o anticoncepcional injetável engorda.
O que se