Métodos Científicos Eva Lakatos e Maria de Andrade Marconi
Universidade Federal do Pará
Instituto De Ciências Da Arte
Programa De Pós-Graduação Em Artes – Mestrado
Disciplina Obrigatória: Pesquisa e Procedimentos Metodológicos em Artes.
Titulo do texto: Métodos Científicos
Autor : Eva Lakatos e Maria de Andrade Marconi
Fonte:7º Edição. São Paulo: 2010. Atlas.
Mensagem : O textos conceituam e contextualizam os métodos científicos existentes para o desenvolvimento da pesquisa científica.
RESUMO
As autoras iniciam o texto conceituando o que é método, mas afirmam que a utilização de métodos científicos não é exclusiva da ciência, mas a mesma não pode existir sem o emprego desses métodos. Fazem um histórico perpassando pelos primórdios da humanidade que tentava descobrir e explicar fenômenos da natureza, onde o conhecimento mítico passa a ser a forma de explicar os fenômenos e o conhecimento religioso tenta explicar os fenômenos naturais. A verdade cobriu-se de caráter dogmático e a explicação religiosa uniu-se ao conhecimento filosófico, inúmeras modificações foram feitas nos métodos existentes. Para Bunge o método científico é considerado como a teoria da investigação que passa por diversas etapas.
Logo após inicia-se a caracterização do Método indutivo, tratando dos objetivos indutivos, que se baseiam em premissas verdadeiras, mas que levam às conclusões prováveis. Elas expõe as três etapas da indução que levam em consideração leis, regras e fases deste método. Isto é, observamos atentamente os fatos ou fenômenos, em seguida, o agrupamento das mesmas espécies segunda a relação constante que se nota entre eles, finalmente chegamos a uma classificação, fruto da da generalização da relação observada. Relatam a existência de duas formas de indução: completa e informal, que não levam a novos conhecimentos, pois sendo estéril não tem importância para o progresso da ciência; incompleta ou científica, esta fundamenta-se na causa e na lei que rege o fenômeno ou fato.
Lakatos e