métodos biofísico de estudos
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância. Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. A água absorve fortemente na região do infravermelho. A absorção das radiações ultravioleta, visíveis e infravermelhas dependem das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química. Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida (absorbância): a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida. A cor das substâncias se deve a absorção (transmitância) de certos comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.
Metodologia
Material utilizado;
- 2 cubetas
-água destilada
-corante metil Orange
-6 tubos de ensaio
-pipeta
-espectrofotômetro
-agitador de tubos (vòrtex)
Procedimento
O experimento iniciou-se ao colocar duas cubetas no espectrofotômetro, uma preenchida por água destilada e a outra com o corante metil Orange.
A cubeta com água destilada tinha por objetivo de calibrar o espectrofotômetro em absorbância igual a zero. O corante metil Orange foi calculado nas seguintes frequência: λ(nm) 415nm 445nm 460nm 490nm 520nm 535nm 550nm 580nm 610nm 640 nm
Este processo consiste em passar um feixe de energia radiante através da solução, e medir sua absorção, esta luz passa através da cubeta que contém a solução, parte e absorvida, parte e transmitida. Na sequência uma fotocélula acoplada a um galvanômetro mede a luz transmitida, a diferença e a luz absorvida.
Com isso obteve então seguintes