Métodos alternativos para substituir ou diminuir o uso de agrotóxicos
Controle biológico, este procedimento envolve a manipulação dos inimigos naturais de pragas. Os insetos tem sido os principais agentes de controle biológico contra insetos-praga e ervas daninha. Embora essa seja uma opção plausível este método precisa ser bem avaliado para evitar que acabe se transformando em um novo problema.
Agricultura orgânica é usada pra designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais, não fazendo o uso de produtos sintéticos, tais como fertilizantes, pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, utilizando apenas naturais.
Uso do MIP ( Manejo Integrado de Pragas ), tem como objetivo diminuir a poluição de organismos não benéficos nas lavouras a níveis aceitáveis observando os critérios econômicos, social e ecológico. Ele combina controle físico (Ex: manter as pragas longe das lavouras), controle cultural (Ex: fazer rotação de culturas, para as pragas não se estabelecerem), controle biológico e químico, bem como a utilização de variedades resistentes.
Quando se fala em substituir o uso dos agrotóxicos por alternativas mais naturais e ecológicas os interesses econômicos também estão à frente, pois essa mudança pode significar a principio uma diminuição na produção e um gasto inicial maior, principalmente no sentido de se fazer um acompanhamento mais rigoroso desta técnica.
Estes métodos de alternativas para substituir ou diminuir o uso dos agrotóxicos é algo que realmente precisa ser colocado em pratica, principalmente a agricultura orgânica, mas este é um processo lento que deve ser bem avaliado e estudado para que futuramente não aja problemas como é o caso dos agrotóxicos. De forma que se os agrotóxicos fossem usados de maneira correta com cuidados e acompanhamentos necessários eles seriam bem menos agressivos, pois os produto orgânicos ou naturais precisam ser usados seguindo os devidos cuidados e orientações para se obter um bom