Métodos Ageis
Curso Técnico em Informática
PROJETO DE PESQUISA
Métodos Ágeis
Passo Fundo
2013
DESENVOLVIMENTO
Engenharia de Software
A Engenharia de Software surgiu na década de 60. É um curso direcionado para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de softwares, que vem crescendo muito atualmente. Um engenheiro de software pode atuar em várias áreas como: programador, engenheiro de requisitos, arquiteto de softwares, testador, podendo trabalhar também na automatização de processos e ele deve interagir com os usuários, para que possa conhecer melhor a empresa, e com isso desenvolver o software adequado ao que a empresa necessita.
Métodos Ágeis Em 2001 houve o Manifesto Ágil, organizado por programadores que reivindicavam uma maneira de desenvolvimento de software mais rápida que a tradicional, a grande demanda de projetos, o que gerava o atraso de entregas, estouros de orçamentos e a falta de qualidade dos softwares na época. Foi aí que surgiram os métodos ágeis. Ao contrário dos métodos tradicionais que visam desenvolver projetos grandes e mais complexos, que incluem inúmeras documentações, os métodos ágeis foram criados e direcionados para projetos menores, com intuito de agilizar o desenvolvimento de softwares, tendo em vista que o software é desenvolvido em menos tempo, com menos burocracia e satisfazendo os requisitos exigidos pelos clientes de maneira mais rápida e eficiente.
Segundo Ambler (2004), os métodos tradicionais são considerados “pesados” pela necessidade de uma grande quantidade de documentação. Eles são resistentes as mudanças, possuem um ciclo de desenvolvimento pouco adaptável e que deve ser completamente executável. Para suprir essa lacunas, surgiram os métodos ágeis, classificados como leves, eles apoiam o trabalho em equipe e o cliente, como um todo, mantendo a interação constante. O enfoque está nas pessoas, não no processo. Há vários exemplos