Método sue rodgers
O método Sue Rodgers é um método validado e normatizado de avaliação ergonômica da situação de trabalho. Este método tem sido usado por grandes empresas como a Ford, na Espanha, por exemplo. O método de análise Sue Rodgers consiste em avaliar: * O esforço; a duração e a frequência requeridos por cada parte do corpo para se realizar uma tarefa.
1/3
Esta avaliação exige que o analista avalie a interação do nível do esforço, duração do esforço antes do relaxamento(ou antes de passar para um nível menor de esforço), e a freqüência de ativação dos músculos por minuto para cada grupo de músculos. Após esta etapa (coleta dos parâmetros descritos acima), pode-se fazer uma predição da fadiga muscular e portanto, o nível exigido pela tarefa. É acompanhado de um formulário(percepção subjetiva do esforço) com graduação do esforço, da duração e a freqüência para cada parte do corpo em separado, de 1 a 3. Quanto ao indice utilizado para a redução de risco (RPS-Reducao do Potencial de Severidade), este é um pouco complexo, pois usamos uma fórmula :
2/3
RPS = S1-S2 ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ Delta E + Delta D + Delta F onde: S1 = Grau de Severidade Inicial(ex.: 2-Baixo,5-Moderado,7-Alto) S2 = Grau de Severidade Final (ex.: 2-Baixo,5-Moderado,7-Alto) Delta E = Número de graus de incrementos do parâmetro de Esforço Delta D = Número de graus de incrementos do parâmetro de Duração Delta F = Número de graus de incrementos do parâmetro de Freqüência Então: RPS > 0 => Redução do nível de Severidade; RPS = 0 => Invariabilidade do nível de Severidade; RPS < 0 => Aumento do nível de Severidade.
3/3