método Speed
Determinação da umidade do agregado miúdo sendo esse a areia, deacordo com a norma DNER – ME 52 - 64/94 – método do “Speedy”, que estabelece o modo pelo qual se realizam os procedimentos. A umidade é determinada por este processo, considerando a pressão do gásresultante da reação da água contida na amostra com o carbureto de cálcio que se introduz no aparelho.
2. DADOS TEÓRICOS
O princípio de funcionamento do método é a reação da água com o carbureto de cálcio (CaC2) que, colocado em excesso em uma amostra de agregado miúdo, em ambiente fechado, reage com a água existente na amostra produzindo gás acetileno.
Como a amostra se encontra num recipiente hermeticamente fechado, a formação de gás acetileno provocará aumento na pressão interna do recipiente. A pressão é lida em um manômetro e é diretamente proporcional ao conteúdo de água na amostra de solo.
A calibração deverá ser obtida utilizando-se o método gravimétrico como referência (RIGHES et al., 2003).
Este método é caracterizado pela grande facilidade no manuseio do equipamento. Podendo ser aplicado em qualquer solo, para qualquer faixa de disponibilidade de água, bastando apenas calibra-lo. Além disso, a determinação do conteúdo de água no agregado é rápida, obtendo-se o resultado em poucos minutos.
Este método possui a desvantagem de ser um método destrutivo. O Método Speedy ou método do acetileno caracteriza-se pelo baixo custo.
3. MATERIAL E METODO
4.1 Material
-1kg de areia
-Conjunto Speedy; (balança e câmara do aparelho Speedy)
-Ampolas de carbureto de cálcio;
4.2 Amostra
12 gramas de areia
6 gramas de areia
3.3 Método
Sppedy: Amostra de agregado é colocada na câmara do aparelho Speedy.
Introduzir uma esfera de aço em seguida uma ampolas de carbureto de cálcio, sem deixar quebrar a ampola de carbureto de cálcio.
Fechar o aparelho, agitar repetidas vezes para quebrar a ampola, o que se verifica ter ocorrido pelo surgimento da pressão