método pesquisa bibliografica Salvador
A iniciação científica exige dos alunos de graduação esforços no sentido de seguir as trilhas do método científico e de atentar para orientações e normas de elaboração de trabalhos, seguindo esses caminhos nas diversas disciplinas e no final do curso (TCC – Trabalho de Conclusão de Curso). No Curso de Administração, isto se torna mais evidente, pela exigência de formação de habilidades de organização e estruturação de idéias, que compõem o perfil do administrador.
Este texto tem por objetivo estabelecer normas para os trabalhos realizados durante o curso e, de forma mais específica, para o TCC. Destina-se à utilização por professores e alunos, a fim de que se estabeleçam linhas de ação mais homogêneas em orientação e elaboração de trabalhos científicos.
Compõe-se de orientações à linguagem, à estrutura redacional e à estrutura física. Em seguida, aborda-se a apresentação de trabalhos, onde se expõem as diversas normas sobre fontes bibliográficas, notas, citações, composição física, normas gráficas e referências. Finalmente, apresentam-se alguns modelos de páginas iniciais de trabalhos.
4
2 REDAÇÃO DE TRABALHOS
A linguagem a ser adotada nos trabalhos acadêmicos, deve ser científica, isto é, deve ser técnica e assumir uma função informativa.
Segundo Salvador (1986, p. 192)
... a linguagem científica enquanto informativa é dissertativa, isto é, visa discutir opiniões, conhecimentos ou informações, a partir dos quais argumenta, analisa, sintetiza e conclui [...]. Enquanto técnica, é acadêmica e didática, ou seja, transmite conhecimentos com precisão e objetividade.
A redação deve ser clara e precisa, ter um vocabulário denotativo, isto é, um sentido objetivo com uma terminologia técnica própria.
As frases devem ser simples, na ordem direta (sujeitos verbo complemento) possuírem apenas uma idéia, serem curtas e na 3ª pessoa ou no impessoal.
2.1 Estrutura redacional
A redação dos trabalhos é o discurso dissertativo de caráter científico. Os