Método mnemonico
O Trabalho foi desenvolvido na escola Willy Janz no município de Curitiba, com o aluno “M” cuja a idade é de 5 anos, está no 2º bimeste do 1° ano de ensino fundamental 1.
Foram desenvolvidas duas analises, sendo a primeira uma produção de texto considerando os estudos da perspectiva histórico-cultural no campo da psicologia, e a segunda análise de registros de palavras considerando os estudos de Ferreiro e Teberosky.
A primeira análise foi a partir da perspectiva histórico- critica. Nesta perspectiva a escrita é como uma forma de ativar a memória, é vista como um processo de apropriação, onde a alfabetização tem o papel de mediar.
Para Luria (1988) a criança tem noção da escrita muito antes de ser alfabetizada. É um periodo anterior na aprendizagem que é denominado a pré-história da escrita, a criança faz rabiscos , e imitações através de simbolos que vão se modificando e vão adquirindo um significado funcional, começando aparecer a grafia do que ela realmente gostaria de anotar.
Luria (1988) constatou que o desenvolvimento da escrita é através das substituições de técnicas. Com o tempo a criança irá se apropriar da escrita formal, que são elaboradas ao longo da história social, isso se houver uma ação sistemática e intencional para esta apropriação.
O desenvolvimento do texto foi a partir do tema família, trabalhado no bimestre pela professora.
Vejamos abaixo o texto produzido pelo aluno “M” . A produção de texto, foi realizada no dia 22/06/2012.
Eu gosto que meu pai seja DJ.
Minha mãe gosta de ser costureira.
Meu tio é um advogado.
Meu irmão coleciona carteira.