Método kanban
Introdução e origens do sistema Kanban
Kanban é um termo de origem japonesa, que foi desenvolvido pelo vice-presidente da Toyota Motor, Taiichi Ohno e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”, utilizada para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série, organizar departamentos, controlar a produção e a movimentação do material em processo produtivo.
O sistema Kanban é utilizado como meio de comunicação, transmissão de dados e informações.
Permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir, indicações sobre uma determinada tarefa, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado” e manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.
Podem ser demonstrados através de um registro ou placa visível, existindo também o Kanban eletrônico (e-Kanban) que é utilizado em substituição ao método físico evitando alguns problemas como a perda de cartões e proporcionando mais rapidez na atualização do quadro de tarefas.
Estes cartões circularão entre os setores de produção e abastecimento da empresa, fornecendo informações importantes como: retirada de peças e produção, etc, gerando uma interação entre as operações produtivas, bem como um equilíbrio geral que favorece a utilização do método de produção Just in time (ação no momento da necessidade).
Tipos de Cartões Kanban
Sistema Kanban online
Kanban por setores - Módulos disponíveis nas cores verde, amarelo, vermelho, azul e branco
Kanban em caixas
.
Objetivos e vantagens da utilização do Kanban
Seu objetivo é eliminar os elementos desnecessários referente a produção, reduzindo assim os custos, produzir os tipos de unidades necessárias no tempo e qualidade necessários.
A meta principal e mais importante é a redução de custos, sendo acompanhada do Controle de Qualidade, Qualidade Assegurada e Respeito à Condição Humana, porém existem outros benefícios como exemplo: * Uma maior capacidade