Método Dupont
É um método de análise contábil de vital importância para empresas e empreendedores, com ele analisamos a rentabilidade e alavancagem financeira, demonstrando o resultado de margem de lucro e giro dos Ativos. Ele associa duas formas de levantar o lucro: o giro e a margem.
1. Giro do Ativo
Um indicador econômico muito utilizado no mundo capitalista é a taxa de Retorno sobre o Investimento, pois o investidor sempre estará de olho no lucro gerado pelas empresas, tanto pelo recebimento de dividendos como pela valorização de suas ações.
A lucratividade da companhia se dá pelo Giro, que é a medida de giro dos Ativos da empresa, seu resultado é conhecido pela fórmula:
Vendas Líquidas
Ativo Total
No Ativo é que se encontra todo o patrimônio da empresa (bens e direitos). Portanto, quando analisamos o Ativo em comparação com as vendas geradas, podemos afirmar que as receitas são o resultado da utilização dos bens do Ativo.
2. Margem de Lucro
É uma forma de identificar quanto cada produto deixou de margem para a empresa e saber quanto de lucro foi incluso no preço de venda dos produtos. Comparamos o Lucro Líquido com o volume de vendas do exercício. Lucro Líquido X 10
Vendas Líquidas
Desta forma, identificamos, percentualmente, qual foi a Margem de Lucro sobre as vendas.
3. Análise do Giro X Margem
A análise da rentabilidade pelo Método Dupont cruza as duas fórmulas, identificando o Retorno do Ativo, ou seja, verificando a rentabilidade do Ativo utilizando a Margem e o Giro.
Taxa de retorno = Giro do Ativo x Margem de Lucro
Se dividirmos:
Lucro Líquido
Ativo Total
Teremos também os mesmos resultados. O importante são as decisões gerenciais sobre os resultados quando uma das variáveis for modificada, como por exemplo: o Giro.
4. Conceitos do Método Dupont
No cálculo do Giro do Ativo, deveremos utilizar as Receitas de Vendas divididas pelo Ativo Líquido, entendido como Ativo Total menos o Passivo Operacional (obrigações