Método dialético
Centro Acadêmico do Agreste
Núcleo de Tecnologia
RELATÓRIO: METODO DIALÉTICO.
Discente(s): Rogério Bezerra Silvestre de Santana Nayara Michele Silva de Lima Kaio César Santana do Amaral Jonathan Soares de Melo
Caruaru, 20/04/2012.
Universidade Federal de Pernambuco
Centro Acadêmico do Agreste
Núcleo de Tecnologia Professor (a): Mauricio Pedrosa
Disciplina: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL E METODOLOGIA CIENTÍFICA
RELATÓRIO:
Visões dialéticas de alguns pensadores
Caruaru, 20/04/2012.
Sumário
Sumário 3
1.Referências bibliográficas 9
Método dialético
A palavra dialético que vem do latim (dialectĭca ou dialectĭce) que significada “Aquele que argumenta bem” explica de boa forma o método dialético. De forma geral e simplificada o método é: “um diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que leva a indagações e formação nova opinião.” Possui um esquema básico para sua construção: Tese, antítese e a síntese.
Tese: Afirmação ou situação inicial;
Antítese: Oposição atese inicial;
Síntese: uma nova tese, resultante do conflito entre a tese e antítese;
A síntese surge do conflito entre tese e antítese, que é uma nova opinião que traz o resultado desse embate, ou seja, busca elementos conflitantes entre dois ou mais fatos para explicar uma nova situação decorrente desse conflito. A síntese, então, pode ser colocada contra uma nova antítese gerando uma nova síntese, formando um processo em cadeia infinito. A dialética busca, não interpretar, mas refletir acerca da realidade. Por isso, seus três momentos (tese, antítese e síntese) não são um método, mas derivam da dialética mesma, da natureza das coisas. Ela obteve varias visões no decorrer da história, por ser observada por várias doutrinas e por cada uma assume uma opinião distinta, vejamos a seguir:
Platão: Sinônimo de filosofia,