Método dedutivo e indutivo
CURSO DE PEDAGOGIA
DANIELA SANTOS
DAYANE RODRIGUES DOS SANTOS JOELMA GONÇALVES SANTOS SANTANA
JOSÉ ERIVALDO MORAES
LEOVALDO DOS SANTOS
VALDIR VIEIRA DOS SANTOS
MÉTODO INDUTIVO E MÉTODO DEDUTIVO
Aracaju- SE
2011
DANIELA SANTOS
DAYANE RODRIGUES DOS SANBTOS JOELMA GONÇALVES SANTOS SANTANA
JESSICA NASCIMENTO DOS SANTOS
JOSÉ ERIVALDO MORAES
LEOVALDO DOS SANTOS
VALDIR VIEIRA DOS SANTOS
MÉTODO INDUTIVO E MÉTODO DEDUTIVO
Trabalho de graduação apresentado à disciplina Metodologia Científica do Curso de Pedagogia, da Faculdade São Luis de França.
Orientadora: Profª M.Sc. Maria Odete de Carvalho.
Aracaju- SE
2011
1 INTRODUÇÂO
Alguns autores nos mostram os diferentes métodos de raciocínio. Para estudá-los se faz acompanhar de técnicas que é o suporte físico que vem com os instrumentos, para que se possa chegar a um determinado resultado, ensino, descoberta, aprendizado e investigação. Técnica é a parte prática pela qual se desenvolve a habilidade de ensinar, aprender, produzir, descobrir e inventar. Descartes foi um dos maiores estudiosos do assunto em sua obra discurso sobre o método. Discurso sobre o método para bem conduzir sua razão e procurar a verdade nas ciências. Também é complexo o assunto, porque pluraliza e se diversifica de acordo com o domínio de cada área de conhecimento das ciências formais e dedutivas, ou seja, método é de certa forma, a busca à obtenção de um resultado implícito aos fatos, para desenvolver-se prteciso estabelecer os objetivos de forma clara.
2 MÉTODO INDUTIVO
2.1 A INDUÇÃO Segundo Oliveira ( 1997, p. 60 ), as correntes de pensamentos da indução, converte-se em princípio lógico independente, incapacitado de ser inferido, e que a ciência se torna impossível sem ele. Para Oliveira (1997,