MÉTODO DE UNIDADE DE ESFORÇO DE PRODUÇÃO
CAMPUS PROFESSOR ALBERTO CARVALHO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MÉTODO DE UNIDADE DE ESFORÇO DE PRODUÇÃO - UEP
Itabaiana/SE
Setembro/2014
ADRIANA CARVALHO DA PAIXÃO
ALYSSON RODRIGUES DE LIMA
JILBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA JÚNIOR
MÉTODO DE UNIDADE DE ESFORÇO DE PRODUÇÃO - UEP
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Sergipe, como requisito à terceira unidade da disciplina Contabilidade Gerencial I, ministrada pelo Profº M.Sc. Elcimar Lima.
Itabaiana/SE
Setembro/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. CONCEITO 4
3. ORIGEM DO MÉTODO 5
4. CARACTERÍSTICAS 6
5. FINALIDADES DO MÉTODO DE CUSTEIO UEP 6
6. PRINCÍPIOS DO MÉTODO UEP 8
7. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MÉTODO UEP 8
8. CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BLIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
Contabilidade é uma ciência que surgiu da necessidade de se obter informações sobre a riqueza possuída e assim acompanhar a evolução do patrimônio como um todo.
A contabilidade existe desde o surgimento da humanidade. Com o passar dos anos, o homem foi acumulando riquezas e a comunidade crescendo, fazendo com que surgisse a necessidade de novas formas de cuidar dos seus bens. Então, a partir daí, surgiram os primeiros vestígios de um registro contábil e com ele a história da contabilidade.
Dentro dos diversos ramos da contabilidade está a contabilidade gerencial a qual se utiliza de técnicas, procedimentos e registros contábeis para conduzir e apresentar uma visão mais clara da situação de uma entidade, facilitando e auxiliando na tomada de decisão.
A Contabilidade Gerencial possui vários métodos de custeio, porém iremos abordar um especifico o UEP (Unidade de Esforço de Produção), uma ferramenta que facilita a alocação dos custos de forma correta gerando controle e uma produtividade adequada.
Descreveremos