Método de ensino
Já Paulo Freire dizia que “ Aprender é construir e reconstruir pacientemente uma obra que não será definitiva porque o humano é transitório.”
Deste modo, nunca podemos perder a oportunidade de aprender com as pessoas, com os erros e aproveitar todas as experiências que a vida nos propuser.
O processo de ensino e aprendizagem não se traduz apenas como vinculo cognitivo, mas, sobretudo, afetivo. Quando um aluno sente-se amado, respeitado pelo professor há um maior desejo pelo aprendizado. O afeto pode romper dificuldades, provocar bem-estar e derrubar bloqueios emocionas. O professor deve mostrar para o educando que o conhece, o respeita e o entende e que faz questão de ter um convívio harmonioso. Para Paulo Freire afirma que o professor deve respeitar o aluno, não pode manipulá-lo, sem abandoná-lo.
O professor autoritário não humaniza, mas desumaniza, jamais chama os educandos a pensar, a fazer uma nova leitura de sua realidade. Ao contrário, ele a apresenta como algo já feito, já acabado, ao qual basta simplesmente se adaptar e não transformar, o conhecimento é apropriado passivamente.
O educador deve convidar o educando a pensar e dialogar respeitosamente. O diálogo nutre-se de amor, humildade, esperança, fé e confiança. O mestre não deve colocar-se na posição de quem é detentor de todo o saber , tem que respeitar o saber do aluno, ser mediador, pois esse tem o que dizer e não apenas escutar.