Método de ensino de Ana Teberosky
Método de ensino de Ana Teberosky
Ana Teberosky possui o pensamento construtivista, que foi fundado em torno de duas visões marjoritárias. A primeira é a visão transformista, segundo a qual no universo, tudo, inclusive no plano da vida e do conhecimento, está em construção. A segunda é a visão relacionalista da natureza humana, segundo a qual a construção do conhecimento se dá por meio da relação do sujeito com o meio no qual ele está inserido.
Ela segue Piaget, considera a escrita como uma construção de um sistema de representação. As características que definem o trabalho de Teberosky são, em maior parte, próprias do construtivismo, corrente da qual participa. Entre aquelas que melhor definem o trabalho da educadora argentina, podemos mencionar: 1. Busca de compreensão dos processos por meio dos quais a criança conquista a escrita; 2. Consideração no planejamento de atividades para a sala de aula do conhecimento manifesto pelas crianças sobre a escrita e a leitura, bem como as estratégias por elas utilizadas para sua conquista; 3. Busca da compreensão das representações e dos sabores dos professores a respeito do que as crianças sabem e são capazes de demonstrar; 4. Sinalizações para as políticas públicas de educação; 5. Indicações para o trabalho de alfabetização em contexto linguístico de convivência entre línguas diferentes.
A criança aprende para desenvolver ou desenvolve para aprender? A criança aprende para desenvolver, pois ela têm que ter uma base de conhecimento para aprimora-lo, e também é preciso alguém para passar esse conhecimento. Há coisas que não se ensinam são simplesmente instintivas, como por exemplo sugar o leite materno. De resto, todos os outros ensinamentos devem ser passados e compreendidos pelas crianças para que estas se desenvolvam.
Desenvolvimento cognitivo
Adquirir conhecimento sobre o mundo ao longo da vida equivale a dizer que estamos sujeitos a adaptação ao meio praticamente o