Método de billing
Durante o ciclo menstrual, a quantidade e características do muco cervical, que determina as características das secreções vaginais, variam da seguinte forma:
Depois da menstruação, o muco cervical inexiste ou é extremamente escasso e indetectável para a mulher. Este período se conhece como o período seco pré-ovulatório e se estende, habitualmente, até o dia 7 a 10 do ciclo.
O dia em que aparece o muco cervical marca o início do período úmido, que corresponde ao período em que a mulher deve abster-se de relações sexuais vaginais. Durante esse período, o muco cervical começa sendo escasso, turvo e pegajoso e, progressivamente, aumenta em quantidade e elasticidade e fica cada vez mais claro e transparente (como clara de ovo cru). .
O dia do pico estrogênico o muco alcança o máximo em quantidade, limpidez e elasticidade (esse dia é conhecido como o ápice do muco), e depois da ovulação, por ação da progesterona, o muco perde a elasticidade e diminui muito em quantidade até a próxima menstruação. Os três dias seguintes ao Ápice são considerados férteis, uma vez que a ovulação pode ocorrer até 48 horas depois de sua observação e o óvulo pode sobreviver por aproximadamente 24 horas
Como funciona
-A mulher deve examinar, diariamente, a presença ou ausência de secreções vaginais. O casal pode manter relações sexuais vaginais, livremente, até o dia que ela perceber que a vagina está úmida ou observar secreções nos dedos, na roupa íntima ou no papel higiênico. Esse dia corresponde ao início do período úmido, durante o qual o casal deve evitar manter relações sexuais vaginais.
-O casal deve continuar a evitar as relações sexuais com penetração vaginal durante todo o período úmido até quatro dias após do ápice, ou seja, do dia da máxima elasticidade e limpidez do muco.
Até a próxima menstruação, as secreções continuarão escassas ou inexistentes e o casal poderá ter relações, livremente, até a menstruação.
-Segundo a