Método de análise de demanda para grandes eventos
Caso: Galo da Madrugada
A análise da demanda do Galo da Madrugada no sistema do Metrô do Recife vem sendo acompanhada há mais de 10 anos e ao longo destes, a metodologia de contagem procura utilizar todas as ferramentas que o mundo globalizado vem oferecendo.
Objetivo
O presente estudo tem como objetivo analisar a demanda no Metrô do Recife, tendo como parâmetro experiências com contagens volumétricas, as quais são utilizadas para mensurar e quantificar a utilização dos equipamentos necessários para o funcionamento eficaz da operação.
Justificativa
No Metrô do Recife o estudo da demanda durante a operação no evento Galo da madrugada, é subsídio para a análise de capacidade e das causas de lotação das plataformas e trens; bem como no dimensionamento dos equipamentos e na otimização do planejamento e outros projetos de melhorias.
Contagem
Contagem automática
Feita através dos contadores das catracas e bloqueios;
Recursos Humanos
Empregados da CBTU;
Ferramentas
Sistema CHB– Contagem Horário de Bloqueio
Informações Básicas
Identificar os dias da semana e horários em que ocorrem os picos de demanda; Caracterizar o equipamento (Bloqueios e Catracas – Embarque ou Desembarque); Identificar fatores que possam interferir na contagem para ajustar os resultados (chuvas, acidentes, quebra de trem, mudança de percursos); Levantamento de valores de taxas de crescimento obtidos e Definir a finalidade da pesquisa.
Metodologia
Tabelas de horário por estação e por sistema
Mancha Gráficos de Picos
Modelo de Formulário
ESTAÇÃO: H BLOQUEIO 5:00 6:00 O R 7:00 Á
CONTAGEM HORÁRIA N COPIN - COORDE
E M B A R Q U E
Tabela de Horário por Estação
FLUXO HORÁRIO PASSAGEIROS GALO DA MADRUGADA ESTAÇÃO REC JOA AFO IPI MAG LUZ E M B A R Q U E WEK BAR TEJ COQ CAV FLO ENG JAB CEU CDO ROD GIB TOTAL 05:00 393 656 800 115 119 209 158 1248 86 209 271 354 92 959 274 205 699 1362