método de AD
Cursos Superiores de Tecnologia
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
RIBEIRÃO PRETO
2013
UNIP – Universidade Paulista
Cursos Superiores de Tecnologia
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
RIBEIRÃO PRETO
Métodos tradicionais de A.D.
1. Método das Escalas Gráficas
2. Método de Escolha Forçada
3. Método de Pesquisa de Campo
4. Método dos Incidentes Críticos
5. Métodos Mistos
Método de Escala Gráfica
O Método de Escala Gráfica para avaliação de desempenho é com certeza o mais utilizado e divulgado pelas organizações.
Pode parecer um método simples, porém deve-se tomar muito cuidado a fim de tentar reduzir o máximo ou excluir o pré julgamento e a subjetividade do avaliador, para que não interfira no processo de avaliação.
É utilizado um formulário composto por linhas e colunas, onde as colunas representam os vários graus dos fatores avaliados e as linhas, os fatores a serem analisados, definindo quais as competências e habilidades a serem avaliadas.
Cada fator deve ser definido de uma forma clara e objetiva para não haver interpretações errôneas.
Comparação de Pares Este método também é conhecido como comparação binária, faz uma comparação entre o desempenho de dois colaboradores ou entre o desempenho de um colaborador e sua equipe, tendo como auxilio uma tabela.
É um método que se torna muito difícil quando existe um grande número de funcionários porque a comparação fica maior e a análise se torna mais complexa, por isso o método é considerado pouco eficiente.
Método de Incidentes críticos
Este método é bem simples, baseia-se mas características extremas (incidentes críticos) que representam os desempenhos extremamente altos (sucesso) ou os extremamente baixos (fracasso), isto significa que ele exclui o comportamento intermediário.
Neste método os fatores de avaliação são transformados em