Método Científico
Objetivo
Apresentar a evolução histórica do método utilizado nas ciências, investigar o conceito dos diversos tipos de métodos científicos, apresentar algumas concepções metodológicas usadas na atualidade e conceituar a hermenêutica como tentativa de compreender as ciências humanas e jurídicas.
Tópicos de Estudo
Tópico 1 – Introdução
Tópico 2 – Formas de raciocínio: Indução e Dedução
Tópico 3 – Método dialético e a hermenêutica
Tópico 1 - Introdução
Muitos autores identificam a Ciência com o método, pois todas as ciências se utilizam da metodologia científica. Portanto não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Pode-se definir Método Científico como o modo sistemático de explicar um grande número de ocorrências semelhantes.
Paralelamente ao desenvolvimento do conhecimento, esta sistematização da atividade, entendida como método, também passou a evoluir e se transformar. Galileu (15641642) foi um precursor teórico do método experimental, quando preconizou que o conhecimento íntimo das coisas deveria ser substituído pelo conhecimento de leis gerais que condicionam as ocorrências (FERNANDES, 2005).
O método proposto por Galileu Galilei pode ser rotulado de indução experimental, pois é a partir da observação de casos particulares que se propõe a chegar a uma lei geral.
As etapas propostas foram: observar os fenômenos, analisar seus elementos constitutivos visando estabelecer relações quantitativas entre os mesmos, induzir hipóteses com base na análise preliminar, verificar as hipóteses utilizando um procedimento experimental, generalizar o resultado alcançado para situações similares, confirmar estas generalizações para se chegar a uma lei geral.
______________________________________________________________________
5
Extraído de: http://www.fag.edu.br/estagiosadm/documentos/metodologiacientificaestagio.doc. FERNANDES (2005)
1
Observação dos fenômenos
Análise das partes, estabelecendo relações