Método científico: A água entra em ebulição a menos que 100ºC?
MÉTODO CIENTÍFICO E PRESSÃO DE VAPOR Sabrina Luz Costa Campos 1B – Nº 40
Teresina, 07 de maio de 2015
1. RESUMO A temperatura de ebulição é fixa a determinada pressão. A pressão altera a temperatura de ebulição dos materias, isso porque quanto maior a pressão do ambiente, maior quantidade de energia precisa ser fornecida ao líquido para que suas moléculas consigam vencer a pressão do ambiente e se desprender para a fase gasosa. Neste experimento, a água entra em ebulição a uma temperatura de aproximadamente 60 ºC em um ambiente de baixa pressão.
2. INTRODUÇÃO O método científico é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequência lógica e organizada, para estudar os fenômenos. As principais etapas do método científico seguidas pela maioria dos cientistas do mundo são:
- Observação: Diante de algum sistema ou alguma situação que ocorre na natureza, o cientista é levado pela curiosidade e pela necessidade a buscar formas de entender o que leva aquilo a acontecer. Assim, a partir da observação, que pode ser a olho nu ou com a utilização de instrumentos, como o microscópio, o cientista começa a formular questões.
- Hipótese: Na tentativa de responder à questão ou às questões levantadas, o cientista passa a tentar dar uma possível resposta que explique o fenômeno observado. Essa é a hipótese, ou seja, afirmações prévias para explicar os fenômenos: O ponto de ebulição da água é sempre a 100°C.
- Experiências: Nessa etapa o pesquisador realiza experiências para provar (ou negar) a veracidade de sua hipótese. Se, após executar repetidas vezes a experiência, e os