método cientifico
August 17th, 2012 | Author: Alfredo Carneiro
O "Motor Imóvel" é um dos conceitos mais célebres de Aristóteles, mas ele não concluiu que esse motor era Deus. Apesar disso, os filósofos medievais não hesitaram e fazer essa associação
Aristóteles foi o primeiro biólogo. Realizou estudos com plantas, animais e insetos enviados da África, Ásia e Europa por seu antigo aluno (Alexandre, o Grande), que também financiava suas pesquisas. Suas reflexões, baseadas na observação da natureza e em seus estudos, o levaram a formular um de seus conceitos mais célebres : o “Motor Imóvel”.
Ele percebeu que tudo está em movimento, e tudo que se move nasce, cresce e perece. Tudo que se move é também movido por algo, pois este é o princípio do movimento. Desde o crescimento das plantas, das árvores, o movimento dos animais, dos planetas, enfim, todo o movimento da natureza tem um princípio único, um motor.
Contudo, esse motor não pode, ele mesmo, estar sujeito às leis do movimento, caso contrário, ele um dia também pereceria. Por isso, esse motor é imóvel. É um motor, porque move tudo. É imóvel, pois não está sujeito às leis do movimento. É eterno, pois sempre existiu.
Cervo e Bervian (2002, p. 16) afirmam que:
A ciência é um modo de compreender e analisar o mundo empírico, envolvendo o conjunto de procedimentos e a busca do conhecimento científico através do uso da consciência crítica que levará o pesquisador a distinguir o essencial do superficial e o principal do secundário.