método cientifico
Um método pode ser definido como uma serie de regras para tentar resolver um problema. No caso do método cientifico, estas regras são bem gerais. Não são infalíveis e não suprem o apelo à imaginação e à intuição do cientista. Assim, mesmo que não haja um método lógico para conhecer idéias novas, descobrir problemas ou imaginar hipóteses (estas atividades dependem da criatividade do cientista), há um método para testar criticamente e selecionar as melhores hipóteses e teorias e é neste sentido que podemos dizer que há um método cientifico.
Uma das características básicas do método cientifico é a tentativa de resolver problemas por meio de suposições, isto é, de hipóteses, que possam ser testadas através de observações ou experiências. Assim, quando alguém arrisca um palpite para explicar um fato ou resolver um problema e, depois, realiza observações ou experiências para testar o palpite, estará utilizando um método parecido com o método cientifico.
2. AS ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO
As etapas que formam, em seu conjunto, aquilo que chamamos de método cientifico, serão examinadas adiante.
2.1.A atividade cientifica desenvolve-se a partir de problemas
Ainda é comum a crença de que a atividade cientifica começa com uma coleta de dados ou observações puras, sem idéias preconcebidas por parte do cientista. Basta pensarmos um pouco para percebermos que o número de observações possíveis é praticamente infinito e, devido à inexistência de critérios que orientem suas observações, ele jamais terminaria a coleta de dados.
Qualquer observação pressupõe um critério para escolher, entre as observações possíveis, aquelas que supostamente sejam relevantes para o problema em questão. Isto quer dizer que a observação, a coleta de dados e as experiências são feitas de acordo com determinados interesses e segundo certas expectativas ou idéias preconcebidas. Estas idéias e interesses correspondem em ciência às