Método Cartesiano
O método cientifico constitui-se no conjunto de procedimentos na busca do conhecimento.
Primeira característica do método cartesiano é estabelecer regras que serão exercidas durante as questões que serão ocupadas no futuro. Trata-se de uma preparação, ou melhor, de exercitar a mente para aquisição de verdades.
4 regras essenciais são necessárias a compreensão do método e a sua realização:
1- Clareza e Distinção - só é verdadeiro aquilo que se apresente à mente de forma clara e distinta que não se tenha como duvidar.
2- Analise - o conhecimento ou objeto do conhecimento deve ser dividido em tantas partes possíveis e necessárias para se chegar as partes claras e distintas; desse modo, solucionar o problema.
3- Ordem - o raciocínio deve conduzido por ordem começando pelos elementos mais e prosseguindo na direção dos mais complexos.
4- Enumeração - revisar e enumerar todos os pontos do raciocínio tantas e quantas vezes se for necessária, até se ter a certeza de que todos os elementos foram considerados.
O método proposto por Descartes como fundamento de uma ciência torna-se o fio condutor da razão e é a condição inicial para construção do saber. Nele Descartes propõe a unidade do saber a partir da unidade do intelecto. Isto significa dizer que a ciência, a partir do metodo, deixa de ser acumulo de opiniões e passa a ser construída a partir de fundamentos metodicamente estabelecidos e seguidos de deduções também metodicamente conduzidas. Para Descartes o método deve seguir uma ordem que se caracteriza pela ordem da razão.
Mecanicismo Cartesiano
O Universo, o Homem e o mundo não são mais que maquinas complexas
Logo para conhece-lo deve-se desmonta-los em partes de forma metódica
Os passos do método são :
1- Nunca aceitar coisa alguma como