Médico e sua relação com a Comunidade
1. Qual a importância de manter atualizado o cadastramento de informações das famílias e dos indivíduos para o profissional da saúde que atua na região?
R: Estes dados são importantes para que o profissional da saúde possa entender qual é a realidade da região e qual a melhor e mais efetiva maneira de atuar nesse local. Através de características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território o agente pode optar pela melhor maneira de atuar na região. No Pontal da Barra, por exemplo, esses aspectos eram devidamente conhecidos pelo profissional que nos acompanhou nas visitas domiciliares. Populações com renda relativamente baixas, com baixa escolaridade e que desempenham tradicionalmente atividades manuais, como a pescaria e o artesanato, por exemplo. É notório o quanto o conhecimento dessas particularidades ajuda a entendermos melhor os motivos que favorecem doenças, como a hipertensão, naquele grupo de pessoas e também o quanto ajuda o Agente da Saúde a desempenhar um melhor atendimento.
2. Defina as ações básicas de saúde do bairro visitado (Pontal da Barra), caracterizando seus diversos meios de promoção e proteção à saúde.
R: O bairro apresenta o Programa de Agente Comunitários de Saúde (PACS); que foi possível perceber desde a primeira visita. O agente de saúde é caracterizado como alguém conhecido por toda a comunidade e que acompanha a população no sentido de proteção à saúde dos doentes (no caso do Pontal, doentes hipertensos principalmente) e no sentido de promoção e prevenção da saúde dos demais. O agente, junto com seu grupo multidisciplinar (enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, entre outros), tem o papel de garantir uma atenção integral ao paciente; nesse sentido, o conhecimento do grupo de doentes daquela região é essencial para os profissionais desempenharem seus papéis. No Pontal, a agente mostrou-se