Médico Veterinário
Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Departamento de Química
PRÁTICA 5Padronização de soluções de NaOH e HClDocente: Mateus Carvalho Monteiro de Castro
Discentes: Adriana G. Brito Gomes
Dayane Antônia de PáduaToméGrazielle Duelli Silva
Tarcísio Assis Fernandes
Outubro de 2014
Ouro Preto – MG
- Objetivos:
Padronizar as soluções de NAOH 0,1058 MOL/L e HCL 0,1 MOL/L preparadas na aula anterior utilizando-se o processo da volumetria ou análise titulometria.
- Introdução:
Padronizar uma solução significa determinar a sua concentração exata. Quando preparamos uma solução de soluto comum estamos sujeitos a erros entre os quais podemos citar: o soluto apresenta impurezas; o soluto é higroscópico (absorve umidade do ar acarretando erros na pesagem); etc. Quando preparamos uma solução de soluto comum, a sua concentração não será exata, e por isto, teremos que padronizar tal solução usando, normalmente, substâncias classificadas como padrão primário. Uma substância para ser utilizada como padrão primário precisa atender a alguns requisitos tais como possuir alto teor de pureza, permanecer estável à temperatura ambiente e não ser higroscópico e nem absorver CO2 do meio ambiente, uma substância muito utilizada em padronizações é o biftalato de potássio.
A volumetria ou análise titulometria é o processo de análise química quantitativa, no qual determinamos a concentração de uma solução pela medida do volume de uma solução titulante. A titulação é o conjunto de procedimentos de laboratório que permitem determinar a concentração de uma solução problema com base em outra solução de concentração conhecida (solução titulante ou padrão). A titulação ácido-base por volumetria é o exemplo mais comum e sua determinação é feita através de método visual utilizando-se um indicador, substância ácido ou básica