Média e variancia
Tratamento de Dados
Propriedades da Média e da Variância
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Tratamento de Dados, inserida no 1º Ano de Licenciatura em Gestão
Índice 1. A Média 3 2. Propriedades da Média 4 2.1. Média de uma Constante 4 2.2. Média da Soma de uma Variável com uma Constante 4 2.3. Média da Soma de duas Variáveis 4 2.4. Média do Produto de uma Constante por uma Variável 4 2.5. A Média dos Desvios da Variável X à Média 5 3. A Variância 5 3. propriedades da Variancia 6 3.1. A Variância de uma Constante é zero 6 3.2. Multiplicação (Divisão) de uma Variavel por uma Constante 6
1. A Média
As medidas de localização são usadas para medir certos aspectos da distribuição dos dados e analisar o comportamento dos mesmos, indicando um ponto em torno do qual se concentram os dados. Este ponto tende a ser o centro da distribuição dos dados.
A medida de localização mais utilizada e mais intuitiva da análise estatística é a média.
A média de uma variável representa o ponto de equilibrio de um conjunto de dados sendo por isso uma medida de localização.
Uma das características da média é o facto de depender de todas as observações, e por isso qualquer modificação nos dados fará com que o valor da média se altere. Talvez por esta razão a média não seja muito vantajosa ao analisar o comportamento dos dados em algumas situações. Nas quais se registam observações extremas, com valores muito diferentes das restantes, quer muito maiores quer muito menores, o que faz da média uma medida não apropriada para representar os dados. Cabe ao indivíduo, que estuda a situação ou problema, decidir qual das medidas de localização utilizar.
Num conjunto de dados o valor da média é único e por vezes não tem existência real, ou seja, nem sempre o seu valor é igual a um determinado valor observado.
Um dos obstáculos da média é o facto de apenas poder ser observada e interpretada em variáveis