Mármore - Rochas
O Mármore é uma rocha carbonática, formada pelo metamorfismo de calcários. De constituição calcifica, pode ainda conter dolomita. É produto de metamorfismo de contato ou regional de sedimentos calcários. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. Em sentido amplo, mármore é rocha calcária ou não calcária, explorada para uso em construção civil, mais precisamente usada como peças de acabamento e decoração.
Origem
Temos registos do ano de 2560 a. C. relativamente a construção da Pirâmide Queops num bloco de calcário. Os Egípcios foram os primeiros a extrair e a utilizar a pedra natural na construção de seus monumentos e túmulos faraónicos, onde em sua maioria utilizaram o mármore.
A seguir aos egípcios temos os gregos que realizaram obras de grande magnitude em mármore, como o Parthenon, o Templo de Zeus e como o Templo de Artemis com 127 colunas de mármore.
Posteriormente os romanos passaram a utilizar o mármore e o granito em suas construções, eles tinham especial apreço por estes materiais, utilizando-os em banhos públicos, etc.
Já na Idade Média com melhores condições de transformação, o mármore e granito passaram a serem usados largamente nos interiores de casas, igrejas, pisos e cozinhas.
EXTRAÇÃO E JAZIDAS
Extração
Extraído em pedreiras ao ar livre, o mármore é destacado da massa da jazida por meio de serragem com um fio helicoidal sem fim, com um abrasivo e água. Depois de isolado, é fracionado por ferramentas pneumáticas e deslocado por aparelhos de elevação. Em fábricas especializadas, os blocos são cortados em espessuras variadas e depois cinzelados e polidos.
Jazidas
O mármore ocorre em diversos países europeus, como Itália, Grécia, França, Espanha, Portugal, Alemanha e Noruega. Os Estados Unidos produzem mármores brancos e cinzentos; o México, avermelhados; e o Uruguai, verdes, vermelhos e pretos. Ainda hoje são extraídos os