Máquinas e Equipamentos
OCTAVIANO SIDNEI FURTADO
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 M & E para Carpintaria 9
3 M & E para Ferragem 12
4 Concreto 15
5 Movimento de terra e pavimentação 23
6 Transporte de carga - Vertical 30
7 Diversos 37
8 BIBLIOGRAFIA 40
1 Introdução
1.1 Considerações Iniciais
A cada dia que passa as atividades da Construção Civil são cada vez mais direcionadas ao que estamos chamando, tardiamente, de Indústria da Construção Civil. Há 20 ou 25 anos atrás uma obra residencial da ordem de 120,00 m² levava em média de 6 a 8 meses para ser construída e o aparecimento de novas tecnologias de materiais e o emprego de máquinas e equipamentos faz com que este tempo seja reduzido significativamente e portanto é necessário o conhecimento prévio por parte dos projetistas e construtores, o conhecimento das mais diversas máquinas e equipamentos, pelo menos as principais e as mais usadas, para que o desenvolvimento de uma atividade da Construção seja eficiente. Não obstante, devemos ainda considerar a necessidade do treinamento dos operadores destes equipamentos para que o mesmo possa executar as suas tarefas de modo seguro não comprometendo a sua integridade física e que não comprometa a funcionalidade do equipamento.
As normas de segurança destinadas ao uso de máquinas e equipamentos são no Brasil regidas pela NR 12, ditadas pelo Ministério de Trabalho e portanto, estas normas devem sempre estar presente em nossas atividades.
1.2 NR 12 – Máquinas e Equipamentos
12.1. Instalações e áreas de trabalho.
12.1.1. Os pisos dos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos devem ser vistoriados e limpos, sempre que apresentarem riscos provenientes de graxas, óleos e outras substâncias que os tornem escorregadios.
12.1.2. As áreas de circulação e os espaços em torno de máquinas e equipamentos