Máquinas Virtuais Arquitetura Java e .NET
Allef Sousa1, Amanda Moreira1, Leonardo M. Florentino1
1
Instituto de Informática – Universidade de Franca (UNIFRAN)
Caixa Postal 082 – 14.404-600 – Franca – SP – Brasil
allefsousa_1@hotmail.com, amanda_s_moreira@hotmail.com, leonardo_091096@hotmail.com
Abstract. This article is aimed at presenting the basics of virtual machine and virtualization, and delve into the Java architectures, from Sun Microsystems, and .NET Framework, from Microsoft, detailing as much as possible of the main features of each architecture. So, coming to a conclusion about the architectures, and showing advantages of the virtual machine.
Resumo. Este artigo tem objetivo de apresentar os conceitos básicos de máquina virtual e sua virtualização, e aprofundar nas arquiteturas Java, da
Sun Microsystems, e .NET framework, da Microsoft, detalhando o máximo possível das características principais de cada arquitetura. Portanto, chegando a uma conclusão sobre as arquiteturas, e mostrando vantagens da máquina virtual.
1. Introdução
1.1 Conceito de Virtualização
A virtualização é uma tecnologia que oferece uma camada de abstração dos verdadeiros recursos de uma máquina, provendo um hardware virtual para cada sistema, com o objetivo de “esconder” as características físicas e à forma como os sistemas operacionais e aplicações interagem com os recursos computacionais.
Com a virtualização podemos executar diferentes sistemas operacionais em um mesmo hardware simultaneamente, executar um sistema operacional (e suas aplicações) como um processo de outro, utilizar sistemas operacionais e aplicações escritas para uma plataforma em outra, etc.
1.2 Virtualização e Emulação
Um emulador é um agente escrito para tornar possível a interação entre dois sistemas distintos e incompatíveis entre si e para isto, o emulador “traduz” as instruções entre um sistema e outro, intermediando o processo. Já a virtualização, por sua vez, utiliza a