Máquinas Multiníveis
Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula 1 ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Em arquitetura de computadores serão estudados aspectos da estrutura e do funcionamento dos computadores.
O objetivo é apresentar de forma clara e abrangente a natureza e as características dos sistemas de computação modernos.
O grande problema que encontramos nesta disciplina é acompanhar as novas tecnologias que vem surgindo e se aperfeiçoando dia-a-dia.
1. INTRODUÇÃO
Um sistema de computação consiste em um conjunto de componentes interrelacionados, por isso é mais fácil entender o funcionamento dos computadores se o estudarmos de forma estruturada, de acordo com sua estrutura hierárquica.
Do ponto de vista da arquitetura é importante conhecer os atributos que são visíveis para um programador em linguagem de máquina, e do ponto de vista da organização as unidades operacionais e suas interconexões.
Neste sentido, o conceito de computador digital é que norteará todo o estudo da arquitetura e organização dos computadores.
Computador digital é uma máquina que pode resolver problemas executando uma série de instruções que lhe são fornecidas (programas).
Partindo do princípio que o computador é um equipamento que não pode resolver problemas sem que haja instruções para tal é preciso que haja recursos de hardware ou de software para que o computador adote determinado comportamento.
As instruções fornecidas, ou o programa, é um conjunto de instruções que descreve como o computador realizará tal tarefa. Um exemplo perfeito disso é um robô, que realiza somente um conjunto de instruções previamente estabelecidas.
Ainda neste prisma, é importante ressaltar que o computador não é capaz de entender nossa linguagem de instruções, nem mesmo aquelas linguagem que usamos para programar
(Java, Pascal, C, C++, etc). É necessário que tais instruções, escritas em linguagens de programação, sejam traduzidas para uma linguagem