Máquinas Elétricas
*- Motor de indução monofásico - Assíncrono
*- Motor de indução trifásico - Assíncrono
O motor de indução ou assíncrono de corrente alternada tem sido o motor preferido da indústria desde o principio do uso da energia elétrica em corrente alternada. Ele alcançou e manteve sua posição em virtude de sua robustez, simplicidade e baixo custo.
A linha padrão de motores de indução inclui o popular motor de gaiola de esquilo e o versátil motor de anéis além de variações destes motores básicos como os para aplicações em dupla velocidade, de velocidade variável, para pontos rolantes, prensas e outras aplicações.
Motor de indução monofásico - Assíncrono
É um motor elétrico de pequena ou média potência, geralmente menores que 5 cV. Os motores monofásicos são assim chamados porque os seus enrrolamentos de campo (estator) são diretamente ligados a uma fonte monofásica. Esse enrrolamento gera um campo magnético que se alterna juntamente com as alternâncias da corrente.
Por terem somente uma fase de alimentação, não possuem um campo girante como os motores polifásicos, mas um campo magnético pulsante. Isso impede que tenham torque de partida, tendo em conta que no rotor se induzem campos magnéticos alinhados ao compo do estator. Para solucionar o problema de partida, utilizam-se enrrolamentos auxiliares, que são dimensionados e posicionados de forma a criar uma segunda fase fictícia, permitindo a formação do campo girante necessária para a partida.
Assim, terremos um enrrolamento de armadura de duas parte: um enrrolamento principal, que é conectado diretamente a rede de alimentação.
A outra parte é o enrrolamento secundário ligado em série com um capacitor e esse circuito é ligado em paralelo com o circuito principal. Desta maneira, a corrente elétrica que circula pelo enrrolamento auxiliar está adiantada em aproximadamente 90º da corrente do enrrolamento principal.
Aspectos construtivos
A