máquinas elétricas de indução
O experimento realizado tem como objetivos estudar das características de funcionamento da máquina de indução a partir das medidas obtidas experimentalmente dos ensaios de circuito aberto e curto circuito, estudar os princípios de controle de velocidade e estudar o princípio de funcionamento dos motores de indução monofásicos.
2. Equipamentos e Instrumentos utilizados
1 máquina assíncrona trifásica de 4 polos; 2 varivolts; 2 fontes CC; 3 multímetros; 2 wattímetros; 1 máquina CC; 1 painel de cargas (lâmpadas); 1 conta giros; fios e cabos.
3. Procedimento
3.1. Determinação dos parâmetros da máquina assíncrona funcionando como motor
A modo de comparação dos resultados foi obtido por três métodos a resistência. A partir de da aplicação de um sinal de tensão ao enrolamento do estator fase-neutro e fase-fase, e fase-fase no rotor. Em seguida, foram obtidos os dados de resistência dos enrolamentos utilizando um multímetro. Os valores de RFn e Rr foram obtidos com a lei de Ohm para os valores medidos de VFn e IFn, e Vr e Ir, respectivamente. Os dados obtidos no experimento se encontram na Tabela I a seguir.
Ligação do estator em Delta
Ligação do rotor em estrela Estator Rotor VFn (V) IFn (I) RFn (Ω) Vr (V) Ir (A) Rr (Ω)
Medida sobre uma fase 6,41 3,00 2,1367 X X X
Medida entre fases 9,43 3,8 2,875 3.24 10 0,324
Medida direta com multímetro 4,00 X X 1,10
Tabela I – Resistência dos enrolamentos
A resistência do estatorRFn encontrada é o equivalente das resistências dos enrolamentos (trifásicos), ou seja:
R_Fn=(R×2R)/(R+R+R)=2/3 R
Então, cada resistência do enrolamento delta, equivale a:
R_(Fn(médio))=(2,14+2,88)/2=2,51 Ω
R=3/2 R_Fn(médio) =3,765 Ω
Esse valor calculado se aproxima do valor da resistência obtido diretamente com o multímetro, que foi de 4 Ω. A diferença pode ser atribuída às limitações do instrumento de medição. Para o rotor, observamos uma diferença mais significativa entre a resistência