Máquinas Electricas
O seguinte trabalho é abordado o tema “ transformadores especiais” que pode também ser definido como “ Auto-transformador” que é utilizado em aplicações onde se necessita regular a tensão utilizando apenas uma pequena parte da potência para conversão eletromagnética. Portanto é um transformador com conexão elétrica entre o primário e o secundário.
Transformadores especiais: são máquinas elétricas estáticas destinadas a transformar o fatores de potência elétrica; tensão e corrente no circuito de corrente alternada nos quais são instalados.
Desenvolvimento
Tipos de transformadores.
Os transformadores são classificados de acordo com vários critérios.
As classificações de acordo com a finalidade, o tipo, o material do núcleo, e o número de fases são algumas das mais importantes.
Quanto a finalidade
Transformadores de corrente
Transformadores de potência
Auto-transformador
Transformadores de medida
Transformadores de força
Quanto ao tipo
Dois ou mais enrolamentos
Auto-transformador
Quanto ao material do núcleo
Termomagnético
Núcleo de ar
Quanto ao número de fases
Monofásico
Trifásico
Polifásico
Para se reduzir as perdas os núcleos de muitos transformadores são lâminas para reduzir a indução de correntes parasitas ou de Foucault, no próprio núcleo. Em geral se utiliza aço-silício com o intuito de se aumentar a resistividade e diminuir ainda mais essas correntes parasitas. Esses transformadores são chamados transformadores de núcleo termomagnético.
Há ainda transformadores de núcleo de ar, que possuem seus enrolamentos em contacto com a atmosfera.
Transformador de corrente
Abreviadamente TC ou TI é um dispositivo que reproduz no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida, e adequada. Os transformadores de corrente, também chamados transformadores de instrumentos, utilizados em aplicações de alta tensão (situações