Máquinas de Indução
1-Introdução
A máquina de indução ou maquina assíncrona é a máquina mais utilizada na industria, normalmente operando sob a condição de motor. Seu desempenho como gerador deixa muito a desejar, limitando em muito o empregado da máquina assíncrona nesta condição.Pelo fato acima citado a maquina assíncrona é conhecida como motor de indução, ou ainda motor assíncrono. O seu largo emprego se justifica pela sua robutez, pois não existem partes que se desgastam facilmente, tais como: comutador e escova, pelo seu baixo custo, pouca necessidade de manutenção e possibilidade de emprego em praticamente qualquer aplicação, incluindo ambientes hostis, ambientes explosivos e com poeiras2-Partes Construtivas Principais da Máquina de Indução
É a estrutura que suporta as demais tais como tampa, caixas de ligação, etc.
2.1-Carcaça
Em geral a carcaça é feita de ferro fundido e dotadas de aletas para melhorar a capacidade de dissipação de calor. Ver fig:1a , logo abaixo: Fig:1a – Máquina de Indução vista em corte.
2.2- EstatorÉ formado de um núcleo de chapas magnéticas (também chamado de pacote) o qual possui ranhuras axiais para alojar o enrolamento do estator. Ver fig:2a, logo abaixo:
Fig 2a – Ranhuras do Estator.
O uso de chapas magnéticas é justificado pela redução de perdas e melhora do rendimento. O uso de ranhuras além de diminuir o entre ferro efetivo e acorrente de magnetização, também é um meio bastante eficiente de transmissão do calor para o exterioro estator também aloja as bobinas do enrolamento estatórico que pode ser tanto trifásico como monofásico. Entre as chapas e as bobinas do enrolamento existe elementos de isolação, cuja função é evitar colocar a carcaça e o pacote de chapas sob tensão.
2.3- Rotor
É composto de um núcleo de chapas magnéticas, também dotadas de ranhuras axiais, onde o enrolamento