MÁQUINAS DE FLUXO
Antônio Kozlik Júnior
2010
Índice
1. Equações fundamentais e triângulos
2. Alturas de queda e elevação, potências e rotação
3. Grandezas de funcionamento
4. Labirintos
5. Caixas espirais
6. Cavitação
7. Semelhança
3
22
35
52
59
66
82
1. Conceito
Toda máquina que transforma energia hidráulica (E h ) em trabalho mecânico (T m ) ou T m em E h , com variação pouco sensível do peso específico (volume específico) do fluido em escoamento, denominados de MÁQUINA HIDRÁULICA.
Essas máquinas trabalham com fluidos incompressíveis como a água, óleos, etc e dependendo da transformação de energia elas são chamadas de TURBINA e
BOMBA.
No caso particular de fluido que pode variar o volume específico como gás (ar), até o limite inferior a 1000 mm de coluna de água, de diferença de pressão desenvolvida pela máquina, denominamos VENTILADOR, e neste caso é considerado como máquina hidráulica. No entanto, se a compressão é grande, não se pode desprezar a variação do volume específico do gás, e assim a máquina (compressor) deve ser denominada como máquina térmica.
2. Classificação
As máquinas hidráulicas se apresentam em grupos de máquinas constituídos de
MOTORES GERADORES.
No primeiro grupo a transformação ocorre da energia hidráulica (E h ) para trabalho mecânico (T m ) e nele se enquadram as TURBINAS. O segundo, ao contrário, transforma o trabalho mecânico (T m ) em energia hidráulica (E h ) e neste grupo estão as
BOMBAS e VENTILADORES.
Como exemplo apresentamos um grupo de máquinas de uma instalação de bombeamento. T
Ee
M
G
(Motor elétrico)
(Bomba)
Eh
Figura 2.1 – Grupo de máquinas.
Neste grupo o motor elétrico é o MOTOR que transforma a energia elétrica em trabalho mecânico e a bomba é o GERADOR que transforma o trabalho mecânico em energia hidráulica.
Segundo a equação de Bernoulli as máquinas hidráulicas se classificam em:
-MÁQUINAS DE DESLOCAMENTO
-TURBOMÁQUINAS
3
As máquinas