Máquina virtual
O QUE É MCV?
O MVC é o padrão de arquitetura do software, ele torna-se fundamental na separação dos dados(Model) e o layout (View). Desta forma, alterações feitas no layout não afetam a manipulação de dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout.
CAMADAS:
Model (Modelo): o modelo é utilizado para manipular informações de forma mais detalhada, é o modelo que tem acesso a toda e qualquer informação sendo essa vinda de um banco de dados, arquivo XML.
View(Visão): é responsável por tudo que o usuário final visualiza, toda a interface, informação, não importando sua fonte de origem, é exibida graças a camada de visão.
Controler(Controlador): como o nome já sugere, é responsável por controlar todo o fluxo de informação que passa pelo sistema.É no controlador que se decide “se”, “o que”, “quando” e
“onde” deve funcionar. Define quais informações devem ser geradas, quais regras devem ser acionadas e para onde as informações devem ir, é aonde que se controla as operações que devem ser executadas.
DIAGRAMA:
Esse é um diagrama exemplificando a relação entre (As camadas) Model, View e Controler.
POR QUE UTILIZAR MVC?
Por que com o aumento da complexidade dos sistemas/sites desenvolvidos hoje, esse arquitetura tem como foco dividir um grade problema em vários problemas menores e de menor complexidade. Dessa forma , qualquer tipo de alteração em uma das camadas não interfere nas demais facilitando a utilização.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE UTILIZAR O
MVC:
Facilita o reaproveitamento do código;
Facilidade na manutenção e adição de recursos;
Diversas tecnologias estão adotando essa arquitetura; Facilidade em manter o seu código sempre limpo;
DESVANTAGENS DE UTILIZAR O MVC:
Requer uma quantidade maior de tempo para analisar e modelar o sistema;
Requer pessoal especializado;
Não é aconselhável para pequenas aplicações;
BIBLIOGRAFIA