Máquina Térmica
1 - Qual a relação entre o surgimento das primeiras máquinas térmicas na Inglaterra, no séc. XVIII com a primeira revolução industrial?
R.: Com a Revolução Industrial, as máquinas substituíram várias ferramentas e eliminaram algumas funções antes exercidas pelos operários. Nessa época, as máquinas térmicas foram mais utilizadas, a máquina térmica é um dispositivo que transforma calor em trabalho mecânico e o próprio inventor grego Heron. Somente no século XVIII vieram a ser construídas as primeiras máquinas térmicas capazes de realizar trabalho em escala industrial.
2 - Quais foram as profundas mudanças na sociedade da época provocada pelo surgimento das máquinas térmicas?
R.: Muitas foram as mudanças como:
Uma forma de produzir muito mais rápida; A consolidação da classe burguesa com o surgimento das máquinas térmicas, uma vez que toda país passou a depender dessas máquinas para poder manter a concorrência com os outros; O campo perdeu a importância, visto que com a instalação da indústria nas cidades toda a modernização ali se concentrava;
Houve o famoso êxodo rural, no qual todos os trabalhadores saíram do campo e foram para a cidade, em busca de melhores condições e oportunidades.
3 - Relacionar os conceitos de trabalho e potência em uma máquina térmica
R.: As máquinas térmicas são máquinas capazes de converter calor em trabalho. Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes, uma fonte quente que é de onde recebem calor e uma fonte fria que é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.
A respeito das máquinas térmicas é importante saber que elas não transformam todo o calor em trabalho, ou seja, o rendimento de uma máquina térmica é sempre inferior a 100%.
Máquinas térmicas podem ser caracterizadas pela sua potência específica, que é normalmente dada em quilowatts (kW) ou em cavalo vapor (cv). Esta característica oferece uma aproximação da saída