Máquina de corte
Uma Máquina ou ferramenta de corte é um dispositivo, geralmente alimentado por sistemas hidráulicos, motores elétricos, ou métodos mais avançados, que são utilizados na indústria para cortar uma variedade de materiais. Tipicamente, o seu propósito é o de fabricar metais que não podem ser facilmente cortados ou moldados de forma manual. Existem literalmente centenas de diferentes tipos de projetos para as ferramentas de corte em uma determinada máquina, o que resulta em uma classificação pelo tipo de corte que eles realizam. As classificações comuns incluem os tornos destinados a fazer o corte de rotação em torno de um eixo horizontal, sondagem e perfuração de máquinas para o corte de furos ou ranhuras na superfície, e outros dispositivos que cortam a peça projetando contas e sulcos na superfície.
De acordo com as especificações elas podem ser produzidas em peças em diversos estilos, que giram em torno de materiais duros como metais ou couro. A tecnologia do século 21 foi além com a utilização de equipamentos rotativos e serras para os materiais serem formados. Vários tipos de máquinas ferramentas empregam sistemas térmicos, plasma, gás e sistemas de corte, e alguns também utilizam lasers de alta potência. A alta temperatura pode ser gerada em alguns casos em operações de corte, como um cortador de plasma, que gera um arco de plasma de gás ionizado a cerca de 11.000 graus Celsius (20.000º Fahrenheit), o que é três vezes mais quente que um bico de maçarico de oxiacetileno. A maioria destas ferramentas caras são controlados por um controle numérico computadorizado (CNC), onde os programas são capazes de assegurar um processo de corte altamente preciso e eficiente.
Outras tecnologias empregadas no processo de corte de algumas máquinas incluem o jato de água, corte por jato de óleo e o uso de ultrassom. Os cortadores de jato de água são tão poderosos que podem cortar materiais como granito, e podem atingir um nível de precisão de 0,013 milímetros